PROCESSO PRODUTIVO DA CAL

A Cal Cem mantém um rígido controle de qualidade em todos os seus processos de fabricação.
MINA DE CALCÁRIO
Minas de calcário calcem A extração do Calcário em pedra, ocorre nas Minas da empresa, com perfurações e extração das rochas em bancadas da pedreira pré-determinadas pelos resultados das análises de disponibilidade de Cálcio e Magnésio executadas pelo laboratório. Ou seja, a Cal Cem determina qual a melhor pedra calcaria que deverá ser extraída para que haja um rígido controle de qualidade de todos seus produtos.
PROCESSO DE BRITAGEM
Processo de britagem calcem Após retirada da mina, o calcário ainda em pedra vai para fase de beneficiamento, sendo classificado pelas especificações de granulometria. Dependendo de cada curva granulométrica, o material sera direcionado para Calcinação ou processo de Moagem , onde produzimos produtos à base de calcário.
FORNOS DE CALCINAÇÃO
Fornos de calcinacao calcem Após a classificação, o calcário britado vai para os fornos, onde se realiza a calcinação por meio da queima de biomassa (baixa emissão de poluentes e contaminantes) a um temperatura aproximada de 950ºC. As reações químicas ocorridas no processo da queima do calcário, transformam o calcário em cal virgem. Um produto extremamente reativo. Passando por mais um controle de classificação granulométrica e de especificação química. Com os resultados químicos e físicos conseguimos direcionar o produto semi acabado para o processo de moagem.
MOINHOS
Moinhos de cal da calcem Nessa etapa, cada seguimento tem seu processo de moagem independente (evitando a contaminação cruzada). A separação das malhas é realizada por meio de classificadores industriais de acordo com a granulometria interna estabelecia para cada produto. Após liberação do laboratório, o produto é direcionado para o processo de ensacamento, sendo estas Linha de Construção Civil, Linha de Químicos industriais e Linha Agrícola.
ENSACAMENTO
Ensacamento da cal No processo de ensacamento embalamos os produtos em sacarias de 20 Kg, 15 Kg, 8 Kg e Big Bags de 500kg à 1.000 Kg. Toda embalagem passa por um processo de inspeção de peso automatizado por meio de balanças instaladas no próprio processo de envase. Para cada lote há um Laudo Físico Químico do Material, disponibilizando com isso, informações de todo o processo de fabricação. A estocagem é feita em galpão devidamente fechado e protegido das interpéries.
CARREGAMENTO
Carregamento da cal A Cal Cem prioriza a agilidade na fase de carregamento, trabalhando em uma jornada de de 20 horas/dia, podendo carregar mais de 400 toneladas por dia. Seu pátio de espera conta com área de banheiros para os motoristas, sala replicas de relogios de espera e chamada individualizada. O processo de entrada, pesagem, carregamento e emissão de NF é automatizado e acompanhado de perto pela equipe de produção e expedição.
41. 3656-3636
RUA ANTÔNIO GASPARIN, 580 | COLOMBO | PARANÁ | CEP: 83.415-070
Cal Cem soluções em cal e calcário
Agência Eureka! | Agência de publicidade e propaganda em Curitiba